Grupo de Estudos Interdisciplinares do Ambiente
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Título: OS “PARQUES DE PAPEL” E O PAPEL SOCIAL DOS PARQUES: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA
Coordenador: Profº. Drº. Douglas de Souza Pimentel
Bolsista: Mayara Lamonica de Oliveira
Modalidade de bolsa: Extensão (SR-3/UERJ)
Parceria: Programa de Educação SocioAmbiental (PESA) do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI)


Resumo: O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) possui trilhas que proporcionam a observação de paisagens exuberantes recebendo diariamente centenas de visitantes. A trilha do Morro das Andorinhas é visitada, desde 2010, por alunos da escola Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, orientados por monitores do Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI). Desde o primeiro semestre de 2013 a trilha vem sendo caracterizada física e biologicamente e demonstra impactos do uso público. O guia elaborado para a interpretação ambiental foi incluído na atividade do PESA que objetiva conduzir os alunos a conhecer o Morro das Andorinhas, atuando assim, na estruturação do processo de Educação Ambiental (EA). É importante que se aproveite as atividades de incursão à trilha para chamar a atenção dos visitantes não só para a paisagem e para os processos que a transformaram, mas também para os detalhes no interior do parque, a fim de estimular a sensibilização ambiental. No entanto, para que esse processo de sensibilização ganhe forças e seja eficaz, é necessário que as atividades sejam expandidas para outras trilhas e outras escolas. Para tal, deve-se alcançar um novo status na gestão dessa forma específica de uso público em UCs. Deve-se pensar na administração dessas atividades, pois há necessidade do envolvimento de outras instituições e pessoas. Como geralmente há limitações financeiras e de pessoal para cumprir esse, que é um preceito legal de todas as UCs brasileiras, fica aqui o estímulo à construção de parcerias interinstitucionais que atuam localmente, para que o parque possa se constituir em um polo gerador de novas posturas frente às diferentes questões ambientais apresentadas. No que concerne à visão institucional, o PESET e o MAI precisam ganhar importância na percepção das comunidades locais e a promoção das atividades de interpretação ambiental estimula uma visão de organização e gestão das atividades, o que é importante no processo de inserção social. Logo, a relevância do desenvolvimento da EA, planejada, regular e baseada em TIs pode transcender os limites e limitações das instituições envolvidas contribuindo para um verdadeiro aprendizado sobre as relações históricas entre os seres humanos e o ambiente.